Quem sou eu

Minha foto
HÍMEROS è um Colóquio sul-americano sobre essa temática, com 40 trabalhos já confirmados, exposição de pôsteres e vídeos, que serão selecionados, e a pré-estreia de "O ATO" - variações freudianas 2, pela Cia. Inconsciente em Cena. Confira os Palestrantes confirmados com os títulos de suas comunicações em 'PROGRAMAÇÃO'.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

IEDA TUCHERMAN

 
Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado no IRCAM (Institut de Recherche em Accoustique et Musique), Centre Georges Pompidou, Paris, orientação do Professor Bernard Stiegler (novembro de 2002 a julho de 2003)
Seu campo de pesquisa tem como foco a passagem dos paradigmas da modernidade para a configuração contemporânea das experiências da subjetividade e dos movimentos estéticos. O imaginário tecnológico, suas mediações, suas figuras e sua presença na experiência atual; Memória-história-afetos e arquivos; Novas subjetividades e novos agenciamentos.Neste universo, a ficção-científica, especialmente a cinematográfica tem sido o campo de observação privilegiado.
Também tem investido, como consequência desta relação com o efeito das novas tecnologias na vida concreta e imaginária dos universos individuais e coletivos, na análise crítica das relações entre ciência, tecnologia e mídia, considerando a representação pública das ciências e sua relação com o biopoder, assim comoas mediações e retóricas envolvidas neste universo discursivo; no momento o recorte da pesquisa em andamento envolve especialmente as revistas de divulgação científica considerando também algumas  matérias veiculadas nas revistas de informação geral, como Veja e IstoÉ.

Para saber mais: http://lattes.cnpq.br/2710906080404292




PUBLICAÇÕES IMPRESSAS:Breve história do corpo e de seus monstros. Coleção Passagens, Ed. Veja, Lisboa. 
Inventando corpos, in Comunicação na cibercultura, org.Dinorá fraga Silva e Suely Fragoso, São Leopoldo, Ed.Unisinos. 
Notes for an anthropotechnology, in Real, simulacrum, artificial;ontologies of postmodernity, Ed Unesco.
Um novo gênero: O documentário Catástrofe, Revista Famecos,34, PUC-Rs, 2009
Os meios de comunicação e o suicídio: uma breve genealogia da narrativa da própria morte". Revista Famecos, v.38, p.44-50, 2009,
PUBLICACOES DIGITAIS:
Sobre a Natureza Cultural do Corpo
URL: 
http://www.c-e-m.org/producao/iniciativas/cemhoras/ieda_tucherman.htmTurbinando cérebros, construindo corpos: sobre mídia, biotecnologias e eficácia. Interin, v.8, p. 1-10, 2009.
URL: 
http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_Dossie_Ieda_Ericson.pdfOs meios de comunicação e o suicídio: uma breve genealogia da narrativa da própria morte". Revista Famecos, v.38, p.44-50, 2009.
URL: 
http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/viewFile/5766/5128

PUBLICAÇÕES PARA DOWNLOAD
http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/prof_itucherman.html#publicacoes