Quem sou eu

Minha foto
HÍMEROS è um Colóquio sul-americano sobre essa temática, com 40 trabalhos já confirmados, exposição de pôsteres e vídeos, que serão selecionados, e a pré-estreia de "O ATO" - variações freudianas 2, pela Cia. Inconsciente em Cena. Confira os Palestrantes confirmados com os títulos de suas comunicações em 'PROGRAMAÇÃO'.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

AUTERIVES MACIEL

 
Auterives Maciel Júnior é um filósofo e professor brasileiro. Ele nasceu em 1965, na cidade de Vitória da Conquista. Dá aulas na PUC-Rio. Com um tom crítico e prosa acessível inicia os alunos do curso de psicologia em matérias como Tópicos em genealogia, História da psicologia e Método científico.
Autor de livros, cursos e palestras na área da Filosofia. Fomenta uma discussão conceitual entre os alunos a respeito das relações de poder através das histórias das sociedades e as implicações dessa na construção ética dos profissionais de radical PSI.
Produção intelectual
 
Graduado e mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um filósofo de orientação deleuziana que desde 1993 vem lecionando nas principais universidades do estado do Rio de Janeiro, além de outros cursos ministrados em áreas diversas.
Em 1984 e 1987, respectivamente, dirigiu os curtas A Nova Canaã e Alvorada (em contribuição com Ronald de Souza).
 
Premiações:
 
Em 1985 recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no edital Sertões Baianos, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
 
Bibliografia:
 
Os Pré-Socráticos - A invenção da Razão, Odysseus, Rio de Janeiro, (ISBN 85-88023-20-2), 2003 - (Release da obra).
A Questão da Interpretação no Século XX: Nietzsche, Freud e Heidegger, in: A Psicanálise e o Pensamento Moderno, apres. HERZOG, Regina, UFRJ, Rio de Janeiro, 2000 (Release).
Polifonias - clínica, política e criação, Org. (et allii), Rio de Janeiro, 2005.
 
Para saber Mais: http://lattes.cnpq.br/1316446642154568